A preocupação com o desempenho individual de um jogador sempre foi algo existente no CS. Com o lançamento do Top 20 jogadores do HLTV.org, esse tipo de estatística ainda parece ser algo místico que muitos de nós não entendemos.

No texto de hoje, tentaremos definir 3 estatísticas principais que avaliam o desempenho individual de um jogador. Você poderá utilizar esses números para medir a performance de um pró-player ou até mesmo o seu próprio desempenho individual. Vamos lá!


1. ADR (Average Damager per Round)

O ADR, também chamado de dano médio por rodada, tem sido a principal estatística para mensurar o desempenho de um jogador. A sua grande vantagem é que essa estatística é baseada em rodadas, ou seja, ela mede constância dentro do jogo. Um número de ADR aceitável é variável pois esse valor varia muito de acordo com a função de um jogador, geralmente consideramos 80 um número OK.

Estatisticamente, por exemplo, um AWP tem chances menores de ter um ADR alto devido sua arma ter baixa mobilidade e também por ela executar um tiro por vez. Enquanto isso, jogadores de assault que rotacionam muito ou que são âncoras de bombsite tem chance de ter esse número inflado pois conseguem segurar entradas em momentos cruciais.

Respeitando as proporções das funções, o ADR também pode ser usado para suposições, eu explico, se temos um entry-fragger com um ADR muito alto é razoável supor que ele estava executando sua função com maestria, ou seja, ele estava ganhando muitos duelos individuais e abrindo os bombsites.

Utilizando a plataforma da GamersClub você poderá saber como anda seu desempenho. Ao final de cada partida é liberado para você verificar em Minhas Partidas como você foi individualmente naquele lobby. Abaixo um exemplo meu no qual consegui um ADR de 111.7, um número excelente considerando a média como 80.

Desempenho


2. KDR (Kill to Death Ratio )

O KDR é também chamado de eliminações por morte, ou seja, a quantidade de pessoas que você matou divido pelas vezes que você morreu. Essa é uma estatística muito antiga dentro do CS e tem como princípio analisar a forma crua do jogo: "Quem mata mais e morre menos ganha".

Obviamente este número tem um sério problema quando falamos de funções no CS, principalmente tratando dos entry-fraggers, que podem ter esse dado prejudicado por sempre serem os primeiros a abrirem os bombs. Um número de KDR aceitável é variável mas, acima de 1.0, está OK.

Além de utilizar a plataforma da GamersClub para verificar sua performance você também pode verificar seu desempenho no Match Making acessando o site CSGOStats e colocando seu SteamURL. Abaixo segue meu desempenho dentro do CS:GO desde o primeiro dia que comecei a jogar.

DesempenhoCSSTATS


3. Clutchs (1vsX)

Além da habilidade individual, a noção de jogo é muito importante. O número de Clutchs ganhos por um jogador é uma estatística que mede, por cima, o desempenho do mesmo em situações de pressão e decisão rápida.

É legal também analisar esta estatística quando falamos de jogadores experientes vs. times recém formados, geralmente a quantidade de rounds revertidos por experiência é gigantesca. Na GamersClub você também pode conferir esta estatística. Lembramos que esse número é o mais inconsistente pois é quase impossível manter uma média de clutches por partida. O legal aqui é verificar se você está indo bem nessas situações.


4. Outras estatísticas

Com o desenvolvimento do CS:GO como esport, foram lançadas novas estatísticas que ainda estão sendo testadas. Infelizmente estas, por serem muito novas, são só utilizadas em grandes campeonatos, algumas delas são:

  • Quantidade de Flashs que levaram a uma eliminação;
  • Tempo médio que uma flash cega o oponente;
  • Dano por granadas explosivas (HE);
  • Número de Entry kills;
  • Bombas plantadas na A ou na B.

Com certeza ainda teremos novas estatísticas surgindo para florear ainda mais o nosso CS:GO. Enquanto isso, levante suas próprias estatísticas e corra atrás de melhorar dentro do jogo, com certeza você verá evolução nesses seus números.

Se você curtiu este texto não se esqueça de ajudar a divulgá-lo. Estarei no Twitter e no Facebook esperando vocês caso tenham alguma dúvida.

Se você não viu, eu também fiz um texto dando Dicas para um novo time de CS:GO que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre Como melhorar no CS:GO e sua patente. Acessa lá!