Há um certo tempo a SK vem encontrando dificuldades de se manter como o top 1 do ranking mundial de CS:GO. Algo até então natural e que aconteceu com Envyus, Fnatic e NiP. Nenhuma delas figuram mais entre o top 5 e a única que vem reescrevendo a sua história é a estável Virtus Pro. Se for tirado por base, o fator de mudança de line-up pode então ser excluído como alternativa de melhora, visto que a VP já venceu um major, caiu de rendimento e vem voltando à tona sem alterações, ao contrário das demais, que com diversas trocas nunca mais surpreenderam o mundo.

Analisa-se então os fatores ao qual fizeram com que a SK, ainda líder do ranking mundial, caísse consideravelmente de rendimento, perdendo partidas fáceis e complicando jogos contra equipes tier 2 da América do Norte.

São quase três meses desde a saída do Zelão, coach de muita importância na equipe, Zews sempre inventava alguma tática nova e adaptava melhorias no jogo e desenvolvimento do time. Foi de suma importância para a conquista de dois Majors e a sua volta como jogador profissional pela Immortals ainda afeta a desenvoltura dos cinco. Seus pauses e sua tranquilidade faziam a equipe virar jogos importantíssimos, sua leitura de jogo era passada ao Fallen, que por sua vez executava determinada tática no round.

E sem dúvida nenhuma, o jogador mais prejudicado com a saída do Zews é o Fallen, hoje ele tenta suprir essa ausência, mas com as mudanças da Valve para a função de coach durante eventos presenciais e o incremento do Dead, sem muita experiência em competitivo, é clara a dificuldade da equipe em 'resetar o jogo' e virar partidas. O Fallen está aparentemente sobrecarregado e em post recente, Cold fala exatamente disto: "O Zelão sempre trazia coisas novas e hoje nós precisamos fazer sozinhos, o que atrapalha um pouco no aperfeiçoamento de outras habilidades".

A fase realmente não é das melhores, vem do próprio Cold informações de que ele está passando por problemas pessoais. Ele afirma que a recente ruptura no relacionamento ainda atrapalha o desenvolvimento in-game. Além disso, a briga com o stand-in ShowTime geraram críticas ao seu comportamento. É fato que Cold não consegue mais o brilhantismo de outrora e arrisca perder o título de MVP deste ano. Resta ao mesmo, juntar as peças e se reinventar, pois é sabido que o menino tem bala pra isso.

Ainda na mesma linha, a cirurgia de Fer e a recente pausa para as férias atrapalharam toda a equipe. Sabe-se que a operação era realmente necessária para a sua saúde e que ele precisará de mais uma no futuro. Infelizmente Showtime 'was NOT the problem' e mesmo com o retorno do menino rusher o time não se recompôs como uma equipe campeã. A exemplo disso, está a dificuldade de Fenix em conseguir vencer duelos de clutch. Não se vê mais a facilidade de sua USP no pistol CT e alguns rounds substanciais para a economia da equipe são perdidos sem contestação.

Para tudo, Taco é a motivação. O cangaceiro do CS publica as melhores mensagens motivacionais para a equipe da SK. Acompanhando-o em um curto espaço de tempo, pode-se notar que o rapaz mantém os fãs informados de que a equipe segue trabalhando forte para superar essa incrível onda de adversidades e pretende voltar mais forte para os próximos eventos.

Os problemas internos existem e devem ser debelados, mas a verdade é que todos se espelham na SK Gaming, pois todos querem vencer a SK Gaming, ela ainda é a equipe a ser batida e nos últimos meses o estudo de outras equipes nas demos e táticas da SK vem sucumbindo o fator surpresa, os grandes times sabem o que os brasileiros vão fazer e bolam meios para dificultar suas ações. É fato que o Fer 'rushará' para buscar informação, o Fallen 'pescará' alguém e rotacionará, o Cold e o Taco farão uma jogada de avanço em dupla com bangs e se a brecha estiver aberta, o Fenix 'clutchará' o round. Ninguém mais da mole, o mundo inteiro os assistiram campeões em dois mundiais seguidos e tentam repeti-los. A única maneira é reinventar o modo de jogo para se manter com a coroa, a diferença no ranking não existe mais, Virtus Pro e Natus Vincere estão na cola e só precisam de uma oportunidade para assumir o topo.