Discutimos na série #FaçaHistória alguns pontos importantes sobre a criação e desenvolvimento de uma equipe pra podermos disputar os campeonatos, principalmente as ligas mais importantes do cenário nacional que são as Ligas da Gamers Club.

Quando falamos sobre Vetos, falamos sobre a definição do mapa que jogaremos e a ordem deles são a coisa mais importante pra definirmos os mapas e jogarmos com tranquilidade os mapas que nos favorecem.

Bom, temos nosso map pool, 4 mapas que jogamos, 1 que não jogamos de jeito nenhum e 2 que são os vetos sequenciais, que podem ser os próximos mapas a serem preparados.

Indo direto ao ponto, como vamos melhorar nossos vetos e deixar alinhado com o time pra sempre estarmos confortáveis e evitar aquela histórica desculpa de "A culpa foi do mapa"?

Primeiro ponto, vamos ranquear a nossa performance

  1. Melhor mapa - Primeiro pick
  2. 2/3º mapa - Pick de sobra
  3. 2/3º mapa - Pick de sobra
  4. Pick quando nossos mapas são vetados, ou o próximo veto quando tiram um dos nossos vetos
  5. 2/3º ban
  6. 2/3º ban
  7. Primeiro ban

Feito nosso ranqueamento, usaremos de exemplo com os mapas aqui, criando uma situação de vetos.

  1. Overpass
  2. Train
  3. Mirage
  4. Inferno
  5. Nuke
  6. Cache
  7. Cbble

Temos nosso rank, sabemos a linha de bans que usaremos, e definimos a ordem por performance. Próximo passo: Estudar a linha de mapas do adversário.
Aqui na Gamers Club, boa parte das equipes tem histórico de mapas pra que vocês possam se basear nos vetos do adversário e preferência dele e poder modificar seus vetos pra jogar só o seu melhor mapa.
Quando temos esse histórico, pegamos o mapa mais jogado pela equipe adversária e vemos quais são os 4 mapas que eles mais jogam. Nesse ponto, conseguimos identificar quais os 3 bans deles e, com isso, identificar qual a ordem dos vetos e definir o provável mapa a ser jogado.

Um exemplo rápido:

A equipe jogou Train, Cbble, Inferno e Cache. Sabemos que podemos vetar Cbble e Cache que estão no histórico do adversário e que, provavelmente, jogaremos Train ou Inferno, que são as preferências do adversário. Com isso, temos espaço pra montar nosso plano de jogo e pôr em prática o que eu falei no artigo sobre como preparar a equipe antes de um jogo!

Nos que não tem, seguimos nosso rank pela ordem.

E com isso, finalizamos nossa série e acredito que, mais do que nunca, estamos preparados pra fazer história!
Vejo vocês nas ligas da GC!