Uma das principais métricas utilizadas em um jogo competitivo para medir o nível de seus jogadores são os ranks. Dentro de Counter-Strike: Global Offensive, também temos um sistema de patentes, que começa no nível mais básico, Prata I (jogador aprendiz), e vai até a Elite Global ("expert" do jogo).

patentes Todas as patentes do CS:GO distribuídas por nível de habilidade

Apesar de ser um sistema que tem como objetivo medir o nível individual dos jogadores, sabemos que as patentes do CS:GO nem sempre são precisas. Muitas vezes vemos ótimos jogadores em ranks não tão altos, como por exemplo o bi-campeão mundial Gabriel "FalleN" Toledo.

Um dos melhores AWPs do mundo não está no rank mais alto do jogo

Mesmo sabendo de tudo isso, tenho certeza que você não quer ficar com a patente baixa, certo? Afinal, quem não quer fazer parte do seleto grupo de 2% de pessoas que são Global Elite?

Para poder melhorar seu rank cada vez mais, irei listar algumas dicas de como melhorar individualmente. Vamos a elas:


1. Treine sua memória muscular

A memória muscular dentro do Counter-Strike: Global Offensive é algo muito importante e pouco aproveitada. Com uma boa memória muscular você garantirá que sua resposta dentro do jogo seja precisa e consistente.

Para este treino recomendo utilizar o mapa Training Aim CS:GO, que demonstrei em um vídeo ensinando como baixá-lo e também como configurá-lo otimizando o seu treino. Dê uma olhada!


2. Treine seu spray e recoil

Cada arma do CS:GO possui um padrão diferente de recoil. Para cada tipo de armamento, temos uma resposta de diferente quando você atira.

Para ser considerado consistente durante a "trocação", você deverá ter em sua cabeça, de maneira natural, os principais padrões de coice de arma, a fim de controlá-los eficientemente.

O mapa perfeito para treinar o controle do recoil é o Recoil Master. Veja o vídeo abaixo e entenda como instalar e configurar o mapa para o melhor treino de spray possível.


3. Treine sua movimentação

A movimentação dentro do Counter-Strike: Global Offensive é algo muito importante e muitas vezes é subestimada pelos jogadores. Aprender a se movimentar de maneira fluida é relativamente fácil e pode garantir muitas rodadas para o seu time.

Existem alguns mapas e modos de treino que otimizam esta habilidade. No vídeo abaixo recomendei um mapa chamado Jumps Training e também o modo de jogo de Bunny Hop na Gamers Club.


4. Treine técnicas de entryfragger

Ser o entryfragger dentro do Counter-Strike: Global Offensive não é nada fácil. Existem algumas maneiras de aprender como fazer esta função.

Neste link, disponibilizo para vocês 6 arquivos que serão utilizados para treinar com BOTs. Veja o vídeo abaixo e aprenda a configurar os servidores para esse treino.


5. Treine sua mira na Arena 1vs1 da Gamers Club

Diferentemente dos Deathmatchs, que irei citar mais a frente, as Arenas de 1vs1 tornam mais reais as situações de tiro um contra um. Veja abaixo como acessar os servidores de 1vs1 da GamersClub e treine sua mira em uma situação de trocação franca.


6. Treine retake na Gamers Club

Acesse as arenas de retake da Gamers Club e treine sua técnica de retomada de bombsites.

Além de vivenciar essas situações em um jogo competitivo, você poderá usar essas arenas para acumular mais tempo de prática neste modo de jogo.

Na arena você irá enfrentar diversas situações diferentes, o que propicia uma curva de aprendizado mais rápida. Veja o vídeo abaixo no qual eu ensino e comento um pouco sobre este método.


7. Aqueça antes das partidas

Aquecer antes das partidas é uma prática comum entre jogadores profissionais. Existem diversas formas de você aquecer, sendo 3 delas as mais comuns.

No vídeo abaixo demonstro como configurar e como aquecer nos seguintes mapas/modos: Aim Botz, Aim Train Driving e no servidor de DeathMatch (DM) da GamersClub.


8. Conheça pessoas interessadas e aprenda mais sobre o jogo na Games Academy

Desde 2012, a Games Academy continua com seu compromisso de fomentar o cenário competitivo do eSports, Além de conter a biblioteca mais completa de vídeos sobre Counter-Strike: Global Offensive do Brasil: Análise de demos, estratégias para equipes e dicas individuais e aulas em mapas.

A Games Academy oferece encontros exclusivos com os instrutores do projeto, onde você poderá tirar dúvidas e pedir dicas para completar as vídeo aulas.

Com mais de 2 mil alunos por mês, a Games Academy é o local certo para você encontrar pessoas com vontade de se tornarem jogadores profissionais e que possuem vontade para jogar.

Todos esse conteúdo é produzido e acompanhado por instrutores preparados para tal como: FalleN, Pink Freud, jogadores da SK-Gaming, jogadores da Immortals e muitos outros membros especiais como BiDa e eu (bczz).

Para assinar e participar deste projeto basta ser membro Gamers Club Premium e aproveitar das mais de 500 aulas cadastradas no sistema além dos campeonatos mensais e semanais da GamersClub!


9. Assista partidas competitivas

Praticamente todos os dias temos campeonatos de alto nível de CS:GO com cobertura e análises em português.

Acompanhe a maior quantidade de jogos possíveis. Enquanto assiste as partidas, procure entender os principais pontos comentados pelos comentaristas e narradores, pense fora da caixa e aprenda com os melhores do mundo.

bczzebida

Recomendo acompanhar a página do Bernardo "BiDa" Moura e também a minha página no facebook, para ficar por dentro dos principais jogos e campeonatos de CS:GO do Brasil e do mundo com cobertura em português.


Espero que vocês tenham gostado deste guia. Com certeza existem outras dicas que não foram exploradas aqui. Alguns outros temas que seriam válidos mencionar são:

  • Por que assistir suas próprias partidas e como identificar erros;
  • Como criar uma rotina de treino diária/mensal;
  • Como melhorar seu psicológico dentro do jogo;
  • Como configurar melhor seu Counter-Strike e etc.

Se você não viu eu também fiz um texto dando Dicas para um novo time de CS:GO que pode ser muito interessante para você e seus amigos. Acessa lá!

Se você curtiu este artigo não se esqueça de me apoiar, me siga no Twitter e no Facebook e qualquer coisa estarei esperando vocês por lá para tirar dúvidas.