Muitas pessoas tem me perguntado sobre a comunicação dentro do jogo, que é um item primordial a ser treinado e é pouco praticado por muitos jogadores.

Comunicar somente o necessário dentro de um time é um item difícil de ser masterizado mas é algo muito relevante para não poluir o som do jogo durante uma partida.

No vídeo e texto de hoje teremos algumas dicas para vocês melhorarem nesse aspecto.


1. Nivele o conhecimento básico do seu time

Uma das coisas mais importantes dentro de um time é o conhecimento individual de cada jogador. Com uma rápida tomada de decisão, um jogador pode literalmente mudar o destino de um round.

Apesar da afirmação acima ser senso comum, poucos times objetivam parte do seu treino para nivelar o conhecimento de jogo de todos os integrantes. Sei que pode parecer besteira mas você e sua equipe chamam as posições dentro de um mapa do mesmo jeito?

Pegue alguns mapas e teste, tenho certeza que você irá encontrar falhas de comunicação. Para padronizar este tipo de conversa, recomendo este álbum feito pelo Bernardo "BiDa" Moura.

Neste álbum temos todos os mapas do CS:GO com os nomes mais usados das regiões. Adicionalmente o BiDa fez um vídeo muito interessante ensinando colocar esses mapas dentro do CS:GO que você pode assistir abaixo.


2. Use o radar sempre que possível

A maioria dos jogadores não conseguem pensar 100% em equipe mas sim no seu próprio jogo por isso, em alguns momentos, você perceberá no radar alguns defeitos na formação da sua equipe como:

  • Espaços onde não há player cobrindo
  • Rotações rápidas demais (abandonando bombsites importantes)
  • Rotações lentas demais (deixando o seu time atrasado em retomadas) ou
  • Posições que não fazem sentido

Ao observar uma falha dessa em sua equipe tente mitigá-la rotacionando para essa região. Por exemplo, se um jogador foi para o bombsite A rapidamente (e largou a B), rotacione para a B, preencha todos os espaços vazios possíveis.

No final do round, comunique ao seu parceiro de equipe que você viu esse erro e evite isso acontecer novamente.


3. Sempre fale (mas filtre o conteúdo)

Apesar de não ser necessário falar a todo segundo você deve ser ativo a partida inteira.

Se você está perdendo de 11x0 ou ganhando do mesmo placar, você deve sempre comunicar para sua equipe e sempre ouvir seu in-game-leader. Só assim você conseguirá ajudar 100% su equipe.

Como podemos notar, para ser um bom IGL devemos entender MUITO de táticas e rotações, para isso recomendo sempre seguir as calls de seu capitão.


4. Assine a Games Academy e aproveite o conteúdo

Na Games Academy você encontra diversos vídeos com táticas completas e granadas, abordando cada mapa de maneira única e diferenciada.

São mais de 400 videoaulas, falando sobre as tendências dos mapas e dos jogadores, mostrando para você as melhores táticas de maneira simples e efetiva, recomendo sempre procurar táticas simples para seu time.

Recomendo também assistir os vídeos do FalleN, no qual ele mostra os treinos da equipe do SK Gaming: veja como eles comunicam, como eles trocam as kills e como eles preparam as entradas. Cada detalhe desses vídeos é encantador.

Se você quer se tornar um jogador excelente você deve conhecer muitas características dos seus companheiros para tudo ficar mais natural e menos "robótico" ou na base da gritaria.


5. Use "Push-To-Talk"

Deixe uma tecla dedicada para a comunicação, com isso você evitará barulhos desnecessários durante uma partida e você garantirá que somente o necessário será comunicado.

Recomendo deixar as teclas "V", "T" ou "CAPSLOCK" para essa função, já que são próximas do WASD mas, ao mesmo tempo, não são tão fáceis de serem pressionadas por engano.

No meu ver, deixar a tecla MOUSE3, MOUSE4 ou MOUSE5 para comunicação é uma má prática, já que você está se viciando em falar de uma maneira muito simples e provavelmente deve comunicar mais do que devia.

Com as teclas "V", "T" ou "CAPSLOCK" você pensará 2 vezes em comunicar, coisa que não acontece com os botões do mouse.


Se você curtiu este texto não se esqueça de ajudar a divulgá-lo. Estarei no Twitter e no Facebook esperando vocês caso tenham alguma dúvida.

Se você não viu, eu também fiz um texto falando sobre Como entender e montar táticas para seu time que pode ser muito interessante para você e seus amigos, acessa lá!