Com a possibilidade de trilhar caminhos similares aos bicampeões mundiais da SK Gaming, diversos jogadores passaram a enxergar no CS:GO uma oportunidade no mundo dos esports.

Com isso muitos times são criados e muitos deles se perguntam: Como podemos otimizar as táticas do meu time?, É difícil aperfeiçoar alguma estratégia? Tentando responder essa pergunta resolvi desenvolver um vídeo mostrando meu conceito de análise e resolução de problemas.


1. Aproveite os conteúdos da Games Academy

Se você procura evoluir no jogo recomendo assistir as aulas da Games Academy. Com mais de 400 aulas cadastradas no portal exclusivo para assinantes você tem acesso aos melhores conteúdos de Counter-Strike criados por personalidades do cenário nacional. Entre os professores temos os jogadores do SK Gaming e Immortals, além de jogadores do cenário Brasileiro como pava e bit1 além de aulas com Pink Freud, Gio e aparições minhas.

Outra coisa legal, que acabei não mencionando no vídeo, é que na Games Academy você tem acesso a alguns treinos do SK Gaming, o que é interessante para você entender como eles se organizam.

Links relevantes


2. Quebre a estratégia

Entenda os pontos positivos e negativos de cada granada utilizada e veja o melhor timing para elas.

  • Por que essa granada é utilizada ali?
  • Onde ela atinge? Qual o objetivo principal dela?
  • Quais são as áreas não impactadas pela mesma?
  • Existem brechas na tática? Onde elas estão?

Tente responder as perguntas assim e mapeie os pontos deficientes.


3. Aperfeiçoe/Complemente

Agora com os pontos fracos anotados você deve procurar maneiras de mitigá-los. Adicione granadas complementares ou até players específicos para se atentarem as regiões fragilizadas. Não deixe nada "fora" de consideração.

Recomendo sempre manter o custo-benefício entre efetividade e complexibilidade. Antes vale uma estratégia simples e efetiva do que uma complexa sem pé nem cabeça.


4. Utilize o modo treino na Gamers Club

Apesar de não ter recomendado diretamente você já sabe, a Gamers Club é o clube perfeito para quem joga sério. Sempre inovando em recursos a GC recentemente adicionou o modo treino para sua plataforma, um modo o qual você os jogadores podem usufruir de uma partida com 30 rounds jogados.


5. Participe de Campeonatos

Somente jogando campeonatos você conseguirá testar "para valer" a sua estratégia e ganhar experiência. Confira a lista de alguns campeonatos oferecidos pela Gamers Club que podem ser interessantes para você e seu time:

  • Ligas Mensais: Amadora, Principal e Profissional.
  • The Best Of Week (TBOW): Todas às quartas-feiras.
  • Balada Gamers Club: Todas às sextas-feiras.
  • Domingueira: Todos os domingos..

Além desses existem outros torneios que aparecem ocasionalmente na Gamers Club, fique antenado em todas as redes sociais para não perder nenhuma novidade :)


Se você curtiu este texto não se esqueça de ajudar a divulgá-lo. Estarei no Twitter e no Facebook esperando vocês caso tenham alguma dúvida.

Se você não viu, eu também fiz um texto dando Dicas para um novo time de CS:GO que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre como entender e montar táticas para seu time.