Apesar de ter sido lançado em agosto de 2012, Counter-Strike: Global Offensive ainda cresce em números de jogadores em pleno 2016. Nestes dois últimos anos, a média de público passou de 300 mil para 600 mil jogadores/dia, segundo dados da Steam.

Aqui no Brasil, com a possibilidade de trilhar caminhos similares aos bicampeões mundiais da SK Gaming, diversos jovens passaram a enxergar no CS:GO uma oportunidade no universo dos eSports.

Meu objetivo no texto de hoje é de ajudar você que tem um novo time de CS:GO a aderir a boas práticas de treino em sua rotina. Explicarei como você deve organizar seus treinos de forma eficiente para conseguir melhores resultados em um curto período de tempo. Vamos aos tópicos:

1. Formação da Equipe - Encontre os 5

Apesar do conceito simples, estruturar um time com 5 jogadores não é uma tarefa fácil. Conversar em equipe e fazer perguntas para entender melhor qual é o objetivo individual de cada um com a equipe é crucial. Com isto, poderão alinhar as expectativas para montar a melhor line-up possível. Vocês devem se perguntar:

  • Vocês dispõem do mesmo tempo disponível para treino?
  • O conhecimento de vocês dentro do jogo é similar? Caso não, o quão diferente é?
  • Vale a pena montar o time?
  • O objetivo de todos com o time é o mesmo? Vocês querem um time "sério" ou "só pra competir/brincar"?
  • As características dos jogadores do time são complementares?

Você deverão montar um time balanceado, com funções claras para cada membro da equipe. Confira no vídeo abaixo as principais funções de cada jogador dentro do CS:GO:

Um dos meus primeiros vídeos para o canal da Games Academy explicando sobre as funções dos jogadores dentro do CS:GO

Com uma resposta clara para estas primeiras perguntas vocês terão definido melhor o escopo do time. A partir daí, começam os treinos.


2. Agende seus Treinos de Forma Eficiente

A vontade desenfreada de começar a jogar pode ser um problema. Entenda que sem planejamento efetivo objetivos se perdem.

Para um time ser bem sucedido e saudável ele deve seguir um planejamento básico:

  • 1) Defina dias e horários de treino coletivo, seja ele tático ou prático. Imponha a regra da pontualidade para todos.
  • 2) Crie um grupo no WhatsApp para comunicação eficiente e rápida entre os jogadores.
  • 3) Separe os treinos táticos dos treinos práticos, monte uma agenda e foque no básico.
  • 4) Agende os treinos práticos com outras equipes com antecedência, não perca tempo de treino "útil" procurando um adversário.
  • 5) Quando agendar um treino, procure fazer amizade e criar contatos com seu rival. Essa boa relação pode gerar frutos mais para frente.
  • 5) Reserve tempo para seu treino individual, ele é essencial.

Vamos falar agora sobre Treino Individual e Treino Coletivo:

3. No Treino Individual

Apesar do jogo ser coletivo, temos que priorizar o treino individual também. Abaixo estão enumerados alguns tópicos relevantes relacionados.

Veja o vídeo do Pink Freud e pegue mais informações sobre como treinar o individual.

Caso queira experimentar um pouco sobre como é participar da Games Academy, você pode ver a série Tips 'N Tricks no YouTube da Games Academy.

Este é um clássico exemplo de aula para times no canal da Games Academy criado por mim

  • Treine sua movimentação - Jogue Bhop na Gamers Club - Apesar de parecer um pequeno detalhe, a movimentação dentro do CS:GO é essencial. O strafe e o bunny hop são alguns dos itens importantes pouco explorados pelos jogadores. Aprenda a fazer um pulo difícil, dê um bom strafe e se destaque dos demais.

Veja o vídeo do FalleN e pegue mais informações sobre como treinar o individual e a movimentação.

  • Assista uma demo - O site HLTV.org é muito conhecido por conter diversas informações sobre as principais partidas do cenário internacional. Recomendo que você acesse este site e procure uma demo para assistir. Aprenda vendo os outros jogando e tente entender o que passa por trás de uma decisão tomada por um pro player.

  • Assista Streams - Além de ficar por dentro das notícias do cenário competitivo, você tem a oportunidade única de acompanhar times relevantes competindo. Entenda as decisões táticas tomadas por estes e se pergunte: O que podemos aprender com essa partida de hoje? Recomendo acompanhar o Bernardo 'BiDa' Moura no facebook para ficar por dentro de tudo que acontece no cenário internacional.

  • Assista análises de demo - Assim como no tópico anterior, você deve aprender com os melhores, assistindo partidas competitivas de alto nível. Com olho clínico de um especialista você poderá entender detalhes minuciosos das partidas competitivas. Na Games Academy temos uma série de Análise de Demo no YouTube e diversos outros vídeos com análises do FalleN para usuários Gamers Club Premium / Games Academy.


4. No Treino Coletivo

Com 7 mapas no pool competitivo, recomendo escolher 2 como vetos fixos e a partir daí, ir trabalhando o restante conforme a preferência do time. Fique atento também a:

  • Diferencie: Treino teórico x Treino prático - Separe o treino teórico do prático. No treino teórico, você deve se basear no estilo de jogo do seu time, na comunicação e no entendimento coletivo das táticas. Crie estratégias mas procure não robotizá-las, tente jogar ao redor do padrão e veja como seu time pode finalizar a rodada.

  • Treine em duplas - Arrume um tempo para conversar com seu parceiro de bombsite. Entenda o modo dele de pensar e discuta sobre estratégias. É assim que duplas excepcionais do CS:GO nasceram, como TACO / coldzera e fer / FalleN.

  • Estabeleça metas - Abaixo listo algumas metas utilizadas pelos principais times profissionais brasileiros:

    • Escolha entre 1 a 3 mapas para trabalhar com seu time por semana (avalie o tempo disponível de treino, não se afobe);
    • No começo, para o lado TR foque em: Pistol, Forçado, Padrões e pelo menos 2 entradas.
    • o começo, para o lado CT foque em: Pistol, Forçado, Formações e Teamplays em bombsites.
    • Quando todos esses itens acima estiverem combinados pratique contra outras equipes, no final do prático, identifique os erros e, após corrigi-los teste novamente. Repita esse ciclo até ficar confiante e partir para o próximo mapa.
  • Treine poucas táticas por treino - Não jogue o treino para ganhar, jogue-o para treinar. Escolha poucas coisas para botar em prática durante um mapa, treine um pouco de cada vez. Faça poucas variações no seu estilo de jogo durante um mapa e teste essa determinada situação em diferentes situações. Lembre-se que, caso a tática dê errada, isso não significa que ela é ruim. Para saber a efetividade de uma estratégia você deve testá-la várias e várias vezes durante os treinos para aí sim ter uma posição mais confiante sobre sua eficiência


5. Participe dos Campeonatos

Recomendo participar de TODOS os campeonatos possíveis, só assim você poderá jogar contra diversas equipes além de pegar bastante experiência com as participações em campeonatos. Caso você seja de São Paulo recomendo também ir nos corujões onde você pode botar a prova seu psicológico.

Um campeonato que está sempre acontecendo é a Liga da Gamers Club. Ela é dividida em três etapas (Amadora, Principal e Profissional) e eu recomendo muito a participação de vocês. Devido ao formato mensal, seu time pode ter tempo suficiente para ir evoluindo conforme o campeonato acontece. Estas ligas são excluvisas para membros Premium Da Gamers Club, entenda o formato do campeonato:

  • Liga Profissional - com 16 times ( 4 últimos times na fase de grupos descem para a Liga Principal )
  • Liga Principal - com 40 times (Os 4 primeiros times na fase da PlayOff, sobem para a Liga Profissional e os últimos 8 times na fase de grupos descem para a Liga Amadora)
  • Liga Amadora - com até 256 times (Os 8 primeiros times na fase da PlayOff, sobem para a Liga Principal)

6. Não tenha medo em mudar

Apesar do CS:GO ser, para muitos, apenas um hobby, se seu desejo é de se tornar profissional você não se deve prender a pessoas. Recomendo que, caso mudanças forem necessárias, você não tenha medo em fazê-las. Se um jogador está prejudicando os horários de treino ou se alguém do time tem um conhecimento muito abaixo do que os demais não vale a pena mantê-lo , vocês só estarão se atrasando.

Da mesma forma que recomendo não ter medo em mudar de time, creio que uma line-up deve ser muito bem testada antes de ser "descartada". Apesar da grande quantidade de jogadores, é muito complicado achar tantas pessoas com interesses similares no CS:GO. Valorize seu time.

Deixe seu feedback aqui na aba dos comentários. Se você não me conhece, não deixe de me seguir nas redes sociais que estão enumeradas aqui embaixo. A partir dessa semana trarei colunas semanais com mais dicas para vocês =)

Se você não viu eu também fiz outro texto dando Dicas para melhorar no CS:GO e melhorar sua patente que pode ser muito interessante para você e seus amigos. Acessa lá!