Preparação de mapas: Como definir o map pool

Quando pensamos em map pool, achamos que devemos nos espelhar nas principais equipes de fora ou ter o máximo de mapas possíveis, mas temos algumas ideias que podem nos ajudar a otimizar nosso tempo e jogatina, que eu mostro nesse artigo!

O primeiro ponto a ser citado é o instaban e esse tem que ser discutido com a equipe de maneira bem simples.
Inicialmente, pergunte quais são os mapas que os seus teammates menos se sentem confortáveis e divida as respostas. Um exemplo:

Você, A e B não gostam de Cache
C não gosta de Overpass
D não gosta de Train

Aqui, temos uma maioria que não gosta de jogar Cache. Os outros dois mapas podem ser vetados na sequência em uma melhor de 1. Nesse momento, já temos uma ideia geral dos 4 mapas iniciais da equipe, que são Mirage, Nuke, Cobblestone e Inferno.

Dessa maneira, vocês sempre jogarão um mapa que está dentro do seu map pool, já que a Liga Amadora é inteira jogada em Melhores de 1, com exceção da final. Mas quando chegar lá, fiquem tranquilos, vocês já estarão preparados pra uma Melhor de 3!

Como preparar esses mapas nos treinos?

No CS, diferente do que todos pensam que é necessário um extenso caderno de táticas, o menos é mais. Pra preparar o lado Terrorista dos mapas, devemos nos ater somente a 3 pontes:

1 Hold
1 tática pro bomb A
1 tática pro bomb B

Do lado TR, 90% dos rounds se encaminham em kills encontradas nos holds. As táticas são usadas pra alterar o ritmo de jogo, ou quando o hold não está encaixando e, também, não insistir no hold o tempo inteiro, de modo a não ser previsível.

No HOLD, procure ter domínios de posições-chaves no mapa, ou posições que vocês consigam desenvolver o round a partir delas. Um exemplo: depois de dominar o meio na Mirage, agredir o Moscow5 ou Ligação. Isso faz com que os CTs recuem e vocês tenham informação auditiva dos jogadores.
Aqui, o Fallen fala sobre 3 opções na Mirage pra finalizar o round depois do hold ser efetivo, com ou sem kills: https://gamesacademy.com.br/cursos/mapa-mirage/aula/51

As táticas podem ser uma chuva de smokes simples ou um split com timing combinados, e ambos precisam de um ensaio offline durante o treino tático, pra todos estarem atentos com as bombas que serão usadas e flashes que podem cegá-los.

Como organizar os horários do seu time?

Se o seu time tem 4 horas por dia, separe 1 pra tático e 3 pra prático. Tentem ser metódicos, pois isso pode influenciar nos seus resultados de maneira muito forte.
Tático todo dia, pode ajudar seu time evoluir de uma maneira absurda! Mas, se não tiver razão pra isso, aumentar essa hora no prático também é sempre uma boa opção!

Bom, agora que você já sabe de tudo isso, acho que está na hora de ir preparar o seu time e se preparar pra fazer história!