Enquanto em outros esports temos funções definidas (exemplo: MOBA), no CS:GO não temos funções 100% claras. No CS cada time profissional joga de maneira diferente, impondo seu próprio estilo e ritmo de jogo.

Apesar disso, vemos a tendência de alguns times em adaptar estilos de jogo mais restritivos em seus jogadores, em busca de ataques mais coordenados e jogadas mais efetivas. Com isso surgem as seguintes perguntas:

  • Quais são as principais funções que um jogador de CS:GO?
  • Quais são as principais características de tal função dentro do jogo?
  • Quem são os jogadores referência nessa posição?
  • Como posso treinar para melhorar nessa função?

Tentando responder essas e outras perguntas nós da Games Academy decidimos lançar uma série de vídeos e textos semanais explicando para vocês um pouco sobre as funções dentro do CS.

Nessa semana conversamos sobre a função de suporte e como ela pode ajudar dentro do jogo. Se liga no vídeo :D


1. Assine a Games Academy e aproveite o conteúdo

Na Games Academy você encontra diversos vídeos com táticas completas e granadas, abordando cada mapa de maneira única e diferenciada.

São mais de 400 videoaulas, falando sobre as tendências dos mapas e dos jogadores, mostrando para vocês as melhores granadas para fazer jogadas com teamplay.

Se você quer se tornar um jogador suporte você deve conhecer muitas táticas para ajudar os seus companheiros a se posicionarem melhor na hora das entradas!


2. Dicas de Granada no YouTube

Quer aprender uma granada legal rapidinho?

No youtube da Games Academy você encontra uma playlist com diversas dicas de granadas com até 1 minuto de vídeo. Atualmente são mais de 30 vídeos com smokes, flashs e molotovs para táticas simples e eficientes dentro do CS:GO.

Assistindo as dicas de granada você pode pegar um ou outro item interessante para aplicar no seu jogo, tornando ele mais variado e ajudando quem sabe outros companheiros. Se liga em um exemplo:


3. Assista os Tips 'N Tricks

Na série Tips 'N Tricks da Games Academy você encontra diversas dicas sobre CS:GO, das mais simples até as mais completas para times.

Recomendo assistir os vídeos de estratégias completas, para entender melhor a aplicabilidade das funções dentro do jogo, se liga só nessa entrada na mirage por exemplo:


4. Utilize o TheWarmUp.Net

Apesar de ser um site desatualizado o TheWarmUp.Net ainda é útil para algumas coisas. Com certeza existem granadas ali que você não conhecia, veja esses vídeos e aproveite-as, aumente seu repertório!

alt


5. Comandos adicionais no console

Abaixo recomendo alguns comandos adicionais, sendo o primeiro para enquanto você joga e os outros para salvar uma configuração de treino.

+cl_show_team_equipment - Com esse comando você consegue ver o que seus amigos tem de armamento e utilitários. Ofereça ajuda a seus companheiros e quando necessário também solicite.

Configuração para treino de granadas (treino.cfg)
exec gamemode_competitive.cfg
mp_warmup_end
sv_cheats 1
sv_infinite_ammo 1
mp_startmoney 16000
sv_grenade_trajectory_thickness 1
sv_grenade_trajectory 1
mp_roundtime_defuse 60
mp_restartgame 1
mp_freezetime 0
mp_limitteams 0
mp_autoteambalance 0
bot_kick


Bom, é isso aí pessoal! Se você ainda não viu, fizemos um vídeo de introdução a série que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre a função do entry fragger no CS:GO. Acessa lá!