Enquanto em outros esports temos funções definidas (exemplo: MOBA), no CS:GO não temos funções 100% claras. No CS cada time profissional joga de maneira diferente, impondo seu próprio estilo e ritmo de jogo.

Apesar disso, vemos a tendência de alguns times em adaptar estilos de jogo mais restritivos em seus jogadores, em busca de ataques mais coordenados e jogadas mais efetivas. Com isso surgem as seguintes perguntas:

  • Quais são as principais funções que um jogador de CS:GO?
  • Quais são as principais características de tal função dentro do jogo?
  • Quem são os jogadores referência nessa posição?
  • Como posso treinar para melhorar nessa função?

Tentando responder essas e outras perguntas nós da Games Academy lançamos uma série de vídeos e textos explicando um pouco sobre as funções dentro do CS.

Nessa semana conversamos sobre a função de AWP e como ela pode ajudar dentro do jogo. Se liga no vídeo :D


1. Entendendo os diferentes estilos de AWP

Para um jogador ser considerado um bom AWP ele precisa possuir várias características dentro do jogo, dentre elas:

  • Reflexo rápido
  • Memória muscular eficiente
  • Movimentação precisa
  • Bom posicionamento e
  • Noção de jogo.

Além das características citadas devemos entender os dois principais estilos de jogo, os AWPs Agressivos (FalleN, kennyS, JW, olofmeister, GuardiaN, hen1 e kNgV) e os AWPs Passivos (coldzera, device, allu, Skadoodle e TACO).

Entender o seu estilo de jogo de AWP é importante para você treinar seus pontos fracos e praticar seus pontos fortes, buscando melhorar sempre dentro do jogo.


2. Assine a Games Academy e aproveite o conteúdo

Na Games Academy você encontra diversos tipos de vídeos com táticas completas e dicas abordando cada mapa de maneira única e diferenciada. São mais de 400 videoaulas, falando sobre as tendências dos mapas e dos jogadores, mostrando também as melhores jogadas com teamplay pro seu time.

Se você quer se tornar um bom AWP recomendo assistir todas as POVs do FalleN que com certeza você conseguirá tirar boas conclusões delas.

Adicionalmente recomendo ver a série "Perguntas frequentes sobre o game" que você encontra clicando aqui e também cada mapa separadamente.


3. Treine sua memória muscular

A memória muscular dentro do Counter-Strike: Global Offensive é algo muito importante e pouco treinada. Com uma boa memória muscular você garantirá que sua resposta dentro do jogo seja precisa e consistente.

Para este treino recomendo utilizar o mapa Training Aim CS:GO, que demonstrei em um vídeo ensinando como baixá-lo e também como configurá-lo otimizando o seu treino. Dê uma olhada!


4. Jogue Arena 1x1 da Gamers Club

Diferentemente dos Deathmatchs, que irei citar mais a frente, as Arenas de 1vs1 tornam mais reais as situações de tiro um contra um. Veja abaixo como acessar os servidores de 1vs1 da Gamers Club e treine sua mira em uma situação de trocação franca.


5. Jogue DeathMatch

Sendo ainda o modo de treino preferido por muitos profissionais, jogar um DM nos servidores da Gamers Club tem suas vantagens.

Aproveitar os servers 128 tickrate para jogar um DM FFA é um prazer para poucos antes de uma partida competitiva.

DM


6. Treine sua movimentação

Ter uma movimentação "em dia" é super importante, principalmente se você possuir um estilo mais agressivo de jogo. Aprender a se movimentar de maneira fluida é necessário e para isso existem alguns mapas que otimizam esta habilidade, no vídeo abaixo recomendei um chamado Jumps Training.

Adicionalmente recomendo os modos de jogo de Bunny Hop, KZ e Surf que você encontra aqui na Gamers Club e que te ajudam de maneira despojada a melhorar nos strafes e bhops.


Bom, é isso aí pessoal! Se você ainda não viu, fizemos um vídeo de introdução a série que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre a função do entry fragger no CS:GO. Acessa lá!