Enquanto em outros esports temos funções definidas (exemplo: MOBA), no CS:GO não temos funções 100% claras. No CS cada time profissional joga de maneira diferente, impondo seu próprio estilo e ritmo de jogo.

Apesar disso, vemos a tendência de alguns times em adaptar estilos de jogo mais restritivos em seus jogadores, em busca de ataques mais coordenados e jogadas mais efetivas. Com isso surgem as seguintes perguntas:

  • Quais são as principais funções que um jogador de CS:GO?
  • Quais são as principais características de tal função dentro do jogo?
  • Quem são os jogadores referência nessa posição?
  • Como posso treinar para melhorar nessa função?

Tentando responder essas e outras perguntas nós da Games Academy lançamos uma série de vídeos e textos explicando um pouco sobre as funções dentro do CS.

Nessa semana conversamos sobre a função do lurker (costinha) e como ela pode ajudar sua equipe dentro do jogo. Se liga no vídeo :D


1. Seja flexível

Um bom lurker precisa ser bem flexível dentro do jogo, entendendo quando ser agressivo ou passivo em uma jogada. O principal objetivo dele é o de cortar rotações da equipe adversária ou simplesmente travá-las (chamando atenção).

Para ser bom nessa função você não precisa saber várias granadas ou ser muito tático... Na verdade você precisa saber como se portar dentro de uma partida dependendo da situação.


2. Regule sua configuração

Para ser um bom lurker (e clutcher) você deve ser capaz de ouvir muito bem todas as situações do jogo.

Ajustar o volume é MUITO importante para o lurker, as vezes o timing pode ser decidido em um barulho de reload. Não deixe de regular o volume do TeamSpeak antes do jogo!


3. Treine sua mira nas Arenas 1x1 da Gamers Club

Diferentemente dos Deathmatchs, que irei citar mais a frente, as Arenas de 1vs1 tornam mais reais as situações de tiro um contra um. Veja abaixo como acessar os servidores de 1vs1 da Gamers Club e treine sua mira em uma situação de trocação franca.


4. Jogue DeathMatch

Sendo ainda o modo de treino preferido por muitos profissionais, jogar um DM nos servidores da Gamers Club tem suas vantagens.

Aproveitar os servers 128 tickrate para jogar um DM FFA é um prazer para poucos antes de uma partida competitiva.

DM


5. Treine retake na Gamers Club

Acesse as arenas de retake da Gamers Club e treine sua técnica de retomada de bombsites/clutches.

Além de vivenciar essas situações em um jogo competitivo, você poderá usar essas arenas para acumular mais tempo de prática, melhorando suas decisões naquela hora do 1x?.

Na arena você irá enfrentar diversas situações diferentes, o que propicia uma curva de aprendizado mais rápida. Veja o vídeo abaixo no qual eu ensino e comento um pouco sobre este método.


6. Assine a Games Academy e aproveite o conteúdo

Na Games Academy você encontra diversos tipos de vídeos com táticas completas e dicas abordando cada mapa de maneira única e diferenciada. São mais de 400 videoaulas, falando sobre as tendências dos mapas e dos jogadores, mostrando também as melhores jogadas para lurker.

Se você quer se tornar um bom lurker recomendo assistir todas as Demos Reviews que com certeza você conseguirá tirar boas conclusões delas.


7. Assista partidas competitivas

Praticamente todos os dias temos campeonatos de alto nível de CS:GO com cobertura e análises em português.

Acompanhe a maior quantidade de jogos possíveis. Enquanto assiste as partidas, procure entender os principais pontos comentados pelos comentaristas e narradores, pense fora da caixa e aprenda com os melhores jogos do mundo.

bczzebida

Recomendo acompanhar a página do Bernardo "BiDa" Moura e também a minha página no facebook, para ficar por dentro dos principais jogos e campeonatos de CS:GO do Brasil e do mundo com cobertura em português.


8. Assista Demos

Outro recurso muito interessante é o de "Demo Reviews", pegue uma partida competitiva no HLTV.org e se inspire em jogador. Assistindo demos sem XRAY você conseguirá evoluir seu estilo de jogo aprendendo coisas novas.

Para a função de lurker recomendo assistir os seguintes jogadores:

  • Janusz "Snax" Pogorzelski
  • Andreas "Xyp9x" Højsleth
  • Robin "flusha" Rönnquist
  • Christopher "GeT_RiGhT" Alesund
  • Richard "shox" Papillon
  • Paweł "byali" Bieliński

Bom, é isso aí pessoal!

Se você ainda não viu, fizemos um vídeo de introdução a série que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre a função do entry fragger no CS:GO.

Gostaríamos de agradecer a colaboração do João "knight" Lourencin que ajudou com sua opinião nesse vídeo.