Enquanto em outros esports temos funções definidas (exemplo: MOBA), no CS:GO não temos funções 100% claras. No CS cada time profissional joga de maneira diferente, impondo seu próprio estilo e ritmo de jogo.

Apesar disso, vemos a tendência de alguns times em adaptar estilos de jogo mais restritivos em seus jogadores, em busca de ataques mais coordenados e jogadas mais efetivas. Com isso surgem as seguintes perguntas:

  • Quais são as principais funções que um jogador de CS:GO?
  • Quais são as principais características de tal função dentro do jogo?
  • Quem são os jogadores referência nessa posição?
  • Como posso treinar para melhorar nessa função?

Tentando responder essas e outras perguntas nós da Games Academy lançamos uma série de vídeos e textos explicando um pouco sobre as funções dentro do CS.

Nessa semana conversamos sobre a função do Solo-bomb e como ele pode ajudar sua equipe dentro do jogo de CT.


1. Entenda os timings

Quando devo jogar uma granada para evitar um rush? Como marcar uma posição da maneira mais segura? Qual é a melhor posição para conseguir garantir um frag fácil?

Dependendo de cada situação dentro do jogo você deve ser capaz de saber se posicionar de maneiras diferentes, as vezes arriscar mais é interessante para garantir informação, porém, recomendo também saber como jogar safe.


2. Saiba as granadas de seu bombsite

No youtube da Games Academy você encontrará uma playlist com diversas dicas de granadas com até 1 minuto de vídeo. Atualmente são mais de 40 vídeos com smokes, flashs e molotovs para defesa e ataques de bombsites.

Assistindo as dicas de granada você pode pegar um ou outro item interessante para aplicar no seu jogo, tornando ele mais variado. Se liga em um exemplo:

Além de usar as dicas de granda recomendo ver vídeos a respeito de seu bombsite e também procurar conteúdo em demos de outros pro-players.


3. Assine a Games Academy e aproveite o conteúdo

Na Games Academy você encontra diversos tipos de vídeos com táticas completas e dicas abordando cada mapa de maneira única e diferenciada. São mais de 400 videoaulas, falando sobre as tendências dos mapas e dos jogadores, mostrando também as principais jogadas no lado CT.

Se você quer se tornar um bom solo-bomb recomendo assistir todas os vídeos produzidos por FalleN e TACO que você com certeza terá seu potencial elevado.


4. Assista transmissões

Praticamente todos os dias temos campeonatos de alto nível de CS:GO com cobertura e análises em português.

Acompanhe a maior quantidade de jogos possíveis. Enquanto assiste as partidas, procure entender os principais pontos comentados pelos comentaristas e narradores, pense fora da caixa e aprenda com os melhores jogos do mundo.

bczzebida

Recomendo acompanhar a página do Bernardo "BiDa" Moura e também a minha página no facebook, para ficar por dentro dos principais jogos e campeonatos de CS:GO do Brasil e do mundo com cobertura em português.


5. Veja muita demo

Outro recurso muito interessante é o de "Demo Reviews", pegue uma partida competitiva no HLTV.org e se inspire em jogador. Assistindo demos sem XRAY você conseguirá evoluir seu estilo de jogo aprendendo coisas novas.

Para a função do solo-bomb recomendo assistir os seguintes jogadores:

  • Epitácio "TACO" Melo
  • Lucas "lucas1" Teles
  • Andrea "Xyp9x" Hojsleth
  • Freddy "KriMZ" Johansson
  • Fabien "kioShiMa" Fiey

6. Treino é treino jogo é jogo

Recomendo participar das ligas da Gamers Club que são referência no cenário nacional. Apesar de ser possível testar em outras situações, você só é levado ao limite jogando campeonatos. Confira a lista de alguns campeonatos oferecidos pela Gamers Club que podem ser interessantes para você e seu time:

  • Ligas Mensais: Amadora, Principal e Profissional.
  • The Best Of Week (TBOW): Todas às quartas-feiras.
  • Balada Gamers Club: Todas às sextas-feiras.
  • Domingueira: Todos os domingos.

Além desses existem outros torneios que aparecem ocasionalmente na Gamers Club, fique antenado em todas as redes sociais para não perder nenhuma novidade :)


Bom, é isso aí pessoal!

Se você ainda não viu, fizemos um vídeo de introdução a série que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre as funções dentro do CS..

Agradeço ao Giovanni "g1o" Deniz pela ajuda na escolha de players referência na função de solo-bomb.