Após os textos dando dicas para um novo time de CS:GO e também dando dicas para melhorar individualmente no CS, comecei a receber diariamente uma pergunta: "Como devo treinar com meu time?".

Apesar de nunca ter sido jogador profissional, convivi com muitos desde que comecei minha carreira como analista. Hoje iremos destrinchar os métodos mais comuns de organização que procuram otimizar o treino em curto, médio e longo prazo.


1. Nivele o conhecimento básico do seu time

Uma das coisas mais importantes dentro de um time é o conhecimento individual de cada jogador. Com uma rápida tomada de decisão, um jogador pode literalmente mudar o destino de um round.

Apesar da afirmação acima ser senso comum, poucos times objetivam parte do seu treino para nivelar o conhecimento de jogo de todos os integrantes. Sei que pode parecer besteira mas você e sua equipe chamam as posições dentro de um mapa do mesmo jeito?

Pegue alguns mapas e teste, tenho certeza que você irá encontrar falhas de comunicação. Para padronizar este tipo de conversa, recomendo este álbum feito pelo Bernardo "BiDa" Moura.

Neste álbum temos todos os mapas do CS:GO com os nomes mais usados das regiões. Adicionalmente o BiDa fez um vídeo muito interessante ensinando colocar esses mapas dentro do CS:GO que você pode assistir abaixo.


2. Crie uma rotina

GC Do mesmo jeito que você tem uma rotina para ir a escola ou ao trabalho você deve ter uma para treinar CS:GO. Apesar de um hobby, este é um dos passos mais importantes para progredir de forma real dentro do jogo.

Crie uma rotina de treino individual, isso vai te ajudar a evoluir (e muito) dentro do jogo. Para o treino individual recomendo seguir minhas dicas que fiz neste post falando sobre "Como melhorar no CS:GO e aumentar sua patente".

Para o treino coletivo, procure agendar no período onde fica mais fácil encontrar times, os horários mais praticados atualmente são de domingo à quinta durante a noite nos lobbys da Gamers Club.

Os lobbys receberão em breve uma funcionalidade para treino de 30 rounds, facilitando que ambos os times treinem a mesma quantidade de lados TR e CT.


3. Teste todos os mapas

maps Assim como os times profissionais, é normal um time novo não se sentir confortável em jogar todos os mapas. O primeiro passo antes de começar a treinar é entender quais mapas vocês querem jogar e quais não.

Tenha em mente que as principais ligas do Brasil possuem um formato que dá foco nas melhores de 1, ou seja, você precisa ter mapas muito bem trabalhados para esse tipo de confronto. Procure jogar 5 mapas e ter 2 vetos fixos no começo do time.


4. Treino Prático x Treino Tático

O treino prático é muito importante no CS:GO, com ele, você poderá testar estratégias já praticadas no treino tático, além de conseguir aprender com o time inimigo alguns pontos fracos nas suas estratégias para futuramente aperfeiçoá-las.

Durante o tático vocês deverão abordar diversos temas como:

  • Formações de CT;
  • Posicionamento nos bombsites (crie duplas);
  • Como reagir a uma entrada X ou Y no seu bomb;
  • Como avançar de CT para pegar informação (opções);
  • Como evitar situações numéricas desfavoráveis;
  • Como jogar na vantagem;
  • Opções para round econômico e forçado.

Após conversar sobre os temas acima existe ainda todo o lado TR a ser explorado. Veja abaixo alguns outros tópicos que deverão ser conversados nos treinos táticos.

  • Funções de TR;
  • Criar entradas para cada bombsite;
  • Opções para rounds econômicos (como plantar a c4);
  • Ao menos duas marcações padrão (holds) diferentes entre outros.

Com esse tipo de conversa vocês já estarão preparados para começar os treinos.


5. Faça o Método do Ciclo (Método GC)

Ciclo Após escolher os mapas que vocês jogarão e as duplas que serão formadas, é hora de aplicar o Método do Ciclo, vulgo Método Gamers Club. Neste método com nome super criativo feito por mim, indico como treinar um mapa em três dias de treino. Este método é adequado para as equipes que treinam pelo menos 3 horas por dia.

Caso vocês treinem menos horas por dia, talvez seja interessante adicionar um dia a mais para não atropelar as coisas. Teste e veja é a melhor dinâmica.

Dia #1 - Introdução do mapa

Tire 30 breves minutos para analisar fatores básicos do mapa escolhido. Reveja os nomes das posições com seu time (via post do BiDa) e avalie como vocês querem jogar de TR. Vocês vão querer um jogo mais rápido ou mais lento? Um jogo mais baseado em entradas ou mais baseado no padrão? Avalie o perfil do seu time e decida por onde começar, foque no básico!

Com outros 30 minutos vocês irão se organizar em um servidor de treino. Alinhe alguns posicionamentos de CT e faça com que as duplas de bombsite conversem para alinhar algumas situações de jogo e posicionamentos. Tome como exemplo esta pergunta e faça equivalentes a ela em outros mapas: "Vocês estão completamente armados defendendo o bomb A da mirage e acontece uma entrada perfeita dos TRs, o que vocês fazem? Vão pra cima ou jogam na retomada?"

Para responder a pergunta vocês devem analisar onde estão posicionados seus amigos, se a rotação deles será rapida ou lenta e etc...

Nas últimas horas de treino tire este tempo para jogar, provavelmente você conseguirá colocar em prática o que conversaram. Pegue algumas das coisas conversadas de TR e de CT e tente executar no primeiro mapa, anote todas as falhas em um bloco de notas no computador enquanto estiver jogando para futuras discussões. Quanto mais vezes você conseguir praticar neste dia será melhor, anote tudo que for viável!

Para as anotações recomendo abrir no browser da Steam o site A Notepad que serve como um bloco de notas de fácil acesso. Ali você deve apontar todas as falhas para serem arrumadas depois. Tenha em mente que não adianta reclamar na hora do jogo. Tenha em mente que essas primeiras partidas irão ter falhas SIM, mas isso não é o fim do mundo, faz parte da evolução.

Após acabar o treino prático faça um breve balanço de como foram os jogos no geral. Não discuta a fundo sobre cada partida e sobre as anotações, salve-as no computador e guarde para o dia #2.

Dia #2 - Arrumando a casa

IMT REUNIAO É hora de arrumar a casa, pegue todas as anotações e destrinche tópico a tópico junto com seu time dentro do servidor. A cada lance comentado vocês irão tirar algum ponto para ser melhorado, analise se vocês erraram algum tipo de domínio ou se faltou granadas. As vezes pode faltar algum conhecimento coletivo do time, o que pode ser facilmente adquirido na conversa.

Depois de conversar sobre o dia anterior e arrumar os erros, adicione ao seu livro de estratégias alguma tática de TR de ritmo diferente. Se vocês praticaram um ritmo mais lento no primeiro dia adicione uma tática rápida, caso contrário uma lenta. Procure adicionar também alguma avançada do lado CT com 3 jogadores como, por exemplo, avançada 3 meio CT na mirage ou a avançada 3B na cache, essas avançadas são boas quando seu time não tem muito dinheiro de CT.

Após conversar e adicionar alguns detalhes vocês estão preparados, não se esqueça de anotar todos os problemas do prático no bloco de notas e, durante a partida, procure não se frustrar e encare round após round com clareza.

Lembre-se que você está treinando um padrão ou uma tática, não tente ser o herói, tente fazer jogadas consistentes e tente aprender com seus erros (seja de posicionamento ou teamplay).

Dia #3 - "100%" Prático

Use este dia para o prático, com certeza durante os jogos você vai ver que algo precisa ser aperfeiçoado. Não hesite de entre o mapas arrumar algum posicionamento ou adicionar alguma informação, vocês ainda não tem muitos recursos táticos, esse é só o começo.

Caso tenha disponibilidade, use este dia para participar dos campeonatos semanais da Gamers Club que são exclusivos para os assinantes premium como: a Balada Gamers Club (sexta-feira à noite), The Best Of Week (quarta-feira à noite) ou até mesmo a Domingueira (Domingo à tarde).

Dia #4 - Escolha o próximo mapa

Após o final do dia 3 vocês estarão prontos para começar o próximo. Com certeza ainda deverão revisitar o mapa treinado para adicionar mais estratégias mas, para criar um começo é assim que a maioria dos times fazem

IMT

E aí, bora ser campeão? Lembro pra vocês que essa é uma das maneiras de se organizar como time. Obviamente equipes profissionais tem um outro ritmo de treino e eles não seguem essa fórmula exata que passei para vocês mas sim uma adaptação dela.

Se você curtiu este artigo não se esqueça de me apoiar, me siga no Twitter e no Facebook e qualquer coisa estarei esperando vocês por lá para tirar dúvidas.

Se você não viu eu também fiz um texto dando Dicas para um novo time de CS:GO que pode ser muito interessante para você e seus amigos. Acessa lá!