Apesar de não ser especialista em periféricos, posso dizer que recebo essa pergunta com uma boa frequência daqueles que me seguem.

Acompanhando Counter-Strike desde 2003, já tive diversos tipos de equipamentos, sendo eles de diversas marcas e de diversos preços.

No texto de hoje irei elencar minha prioridade de periféricos, indicando aqueles que devem ser adquiridos com "urgência" e aqueles que considero menos relevantes para jogar CS.

Não irei me atentar a marcas, com isto teremos um texto simples, rápido e imparcial. Indico para vocês que este não será um guia definitivo, ou seja, não irei me atentar a todos os detalhes de cada um dos tópicos mas sim comentá-los de maneira superficial e diferenciada. Pretendo em textos futuros abordar cada tópico separadamente detalhando-os.

Recomendo que, durante a leitura e após esse texto, você procure mais informações e reviews na internet. Fica minha dica do grupo Periféricos High End no facebook que é muito bom e o site oficial deles que é o Oficial PHE. Outro canal que fazia um trabalho legal de reviews era a GamerHouse, onde você pode ver vídeos do produto sendo usado. Apesar da GH não ser a melhor referência técnica pra pesquisar acho valido ver os vídeos e o produto. Minha última referência é o site Oficina da Net que se mostrou muito útil ao longo do texto. Sempre procure mais de uma referência para se informar bem!

Apesar de não ser uma verdade absoluta, recomendo que você invista "pesado" nos periféricos quando tiver um computador razoavelmente bom para rodar CS, afinal, não adianta muito ter vários periféricos legais com um computador simples, vamos ao texto!


1. Mouse e Mousepad

Mesmo sendo dois equipamentos distintos, acredito que ambos devem ser adquiridos ao mesmo tempo e com prioridade. Ter um mouse bom em um mousepad ruim estragará a vida útil do seu aparelho, enquanto um mouse ruim em um mousepad bom não compensa o investimento.

Apesar de ser um conceito simples, o mouse dará muita diferença dentro do jogo. Ter uma resposta precisa em sua movimentação de mira é essencial para um alto desempenho.

Fique atento, muitas empresas gamers enfatizam a alta quantidade de DPI de seus mouses mas sabemos que esta característica não é relevante para jogos FPS, ou pelo menos não deveria ser o fator decisivo para a compra.

Os fatores que devem ser priorizados na escolha do mouse na minha opinião são:

  • Tipo de pegada do usuário;
  • Material utilizado no mouse;
  • Tipo do sensor;
  • Quantidade de botões;
  • Resistência do Scroll.

Para cada tipo de pegada temos mouses que a favorecem. Saber também o tamanho de sua mão é importante, a recomendação do mouse pode mudar dependendo do tamanho dela, se ela é grande, média ou pequena. Descubra qual sua pegada na imagem abaixo.

pegadas

A partir disso procure na internet referências e entenda mais sobre o tipo de moue que você está buscando.

Para o mousepad acredito na regra do "Quanto mais simples melhor". Hoje em dia a grande maioria dos mousepads gamer adquiriram uma semelhança em sua construção. Dependendo do sensor do seu mouse recomendo utilizar um pad preto ao invés daqueles muito coloridos, procure saber mais sobre isso na internet.

Enquanto digitava sobre esse tópico vi essa referência do Adrenaline sobre mouses que pode ser muito interessante para você começar a se informar mais sobre eles e suas diferenças.


2. Fone de Ouvido e Microfone

Comunicação dentro do CS:GO é algo realmente essencial. Quem nunca encontrou aquela pessoa com um microfone da caixinha do Sucrilhos?

Investir em um bom microfone para se comunicar e em um bom fone de ouvido é mais do que necessário para se jogar em alto nível.

Para um bom custo benefício, muitas pessoas indicam comprar um fone de ouvido sem microfone e adicionalmente adquirir um lapela para comunicação, com certeza não é a experiência mais prática mas é a mais barata.

Minha preferência é a de adquirir um headset, que possua fone e microfone integrados, não é a opção mais barata mas é a mais prática. Para comprá-los deve se atentar a itens como:

  • Palco sonoro;
  • Material utilizado na construção;
  • Peso e conforto;
  • Garantia (Fácil ter RMA?);
  • Som equilibrado (frequências).

Fique esperto com alguns truques de marketing como o fone "tem som 7.1", "ter bastante grave" e se ele "é gamer". Procure saber o que você está comprando.


3. Teclado

falcao

Outro ponto sensível na compra de periféricos é o teclado. Apesar de parecer insignificante para jogos FPS, ter um bom teclado pode melhorar muito sua movimentação dentro do jogo.

Como sempre comento em meus vídeos, uma boa movimentação é a base para a construção de consistência dentro do jogo e é isso que um teclado proporciona.

Para os eles temos, basicamente, duas opções, os teclados mecânicos e os de membrana. Não caia no truque do teclado "semi mecânico", teclados ou são mecânicos ou são de membrana! Para saber detalhadamente as diferenças entre eles recomendo este texto da galera do HammerGaming mas basicamente é a construção e a durabilidade.

Recomendo adquirir um teclado mecânico, apesar deste ser mais caro a durabilidade é muito maior. Temos modelos consagrados no mercado e outros mais básicos com um bom custo benefício. Para o custo benefício recomendo pesquisar mais sobre o teclado do FalleN, que em breve terá sua segunda edição e, assim que sair, irei fazer um review da mesma, levantando os pontos positivos e negativos.


4. Monitor 144Hz

Apesar de estar em quarto lugar da minha lista, acredito que é um dos itens mais importantes desta lista, colocando-o na frente inclusive do teclado. A grande razão desta quarta posição é o preço deste item, que foi as alturas com o aumento do dólar e tornando-o "premium".

Assim como nos teclados, o custo-benefício neste item é muito importante. Procurando algumas referências encontrei este site em português chamado Oficina da Net que explica um pouco mais sobre monitores 144Hz.

Um outro vídeo legal sobre este tema é este do 3kliksphilip no qual ele mostra claramente a diferença lado a lado do 60Hz comparado com 144Hz.

Procure e pesquise marcas, com certeza aquela famosa será mais cara (mas é a favorita de todos). As vezes pegando uma boa promoção você consiga um bom custo-benefício, comigo foi assim!


5. Cadeira

A partir deste item posso falar que estamos entrando no luxo de periféricos. A partir do momento que você já tem todos os itens elencados até então e também tem uma máquina potente, recomendo investir na cadeira.

Atualmente existem diversos modelos no mercado, sendo as mais famosas as cadeiras gamer estilo DXRacer e AKRacing. Todavia, pesquisando um pouco pela internet, achei essa referencia do site Adrenaline falando sobre algumas cadeiras "simples" que possuem uma ótima ergonomia e um bom custo benefício.

Caso você tenha condição de adquirir uma boa, procure saber sobre:

  • Ergonomia;
  • Conforto;
  • Regulagens;
  • Material utilizado;
  • Tamanhos e Garantia

Quando adquiri uma DXRacer no começo de 2016 eu fiz um unboxing. Se você nunca considerou uma cadeira, acredito que este vídeo vale a pena ser visto.


Se você curtiu este texto não se esqueça de ajudar a divulgá-lo. Estarei no Twitter e no Facebook esperando vocês caso tenham alguma dúvida.

Se você não viu, eu também fiz um texto falando sobre Como entender e montar táticas para seu time que pode ser muito interessante para você e seus amigos, acessa lá!